Vem dançar.

''...Nada tem o dom de envolver
Que a dança tem
Pois dançando
Ficamos livres...''

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Tarantella.

Depois de já sabermos o que é dança, vocês vão conhecer um pouquinho sobre a maginífica dança da Itália, conhecida como Tarantella.
A tarantela é uma dança popular e composição musical, caracterizada pela troca rápida de casais. Dizia-se que dançar a Tarantella sozinho, dava azar.Forma-se um círculo dançante, executado no sentido horário até a música se tornar rápida, quando todos trocam de direção. O ciclo ocorre algumas vezes, eventualmente ficando tão rápido que é muito difícil manter o ritmo. Em geral é conduzida por um cantor central e acompanhada por castanholas e tamborim.
Seu nome provém de Taranto, cidade da região da Puglia, no sul da Itália.
Historicamente, a palavra é associada ao tarantismo, tarentismo ou tarantulismo - manifestação de delírio convulsivo atribuída, segundo a crença popular, à substância tóxica inoculada pela tarântula (Lycosa tarentula), aranha venenosa muito comum na Europa meridional. Segundo a crença popular, a toxina induziria à dança frenética - daí o nome tarantella.

Um comentário:

Gil disse...

Oi de novo.
Tem um filme muito legal que eu acho que podem fornecer cenas muito legais.
Chama-se No balanço do amor".
Uma moça branca dança ballet e passa anamorar com um negro e aprende dança de rua ou funk e junta as duas danças numa apresentação.
Assista o filme é muito legal, discute rascismo e é claro dança.
Tem cenas de you tube